Transforme sua pele: 10 dicas de especialistas para uma rotina de skincare incrível

Finalmente, aquele dia chegou: depois de muito tempo, você quer começar a montar uma rotina de skincare. Mas com tanta informação e produtos disponíveis, por onde começar? Acredite, é bem mais simples do que você imagina - na verdade, o ideal é começar pelo simples, sabia?
Aqui reunimos algumas dicas para você começar a cuidar da sua pele. Dos três pilares essenciais de qualquer rotina ao olhar mais ampliado sobre nosso corpo e o conteúdo que a gente consome, tudo afeta como a gente vai cuidar da nossa pele e começar esse diálogo incrível para a vida toda.
Vamos lá?
Como montar uma rotina de skincare? Comece pelo básico
1. Conheça o seu tipo de pele
O primeiro passo antes de começar uma rotina de skincare é descobrir qual é o seu tipo de pele. Na prática, vale lembrar que existem 4 tipos de pele saudáveis: as mistas, oleosas, secas ou normais. Cada uma delas têm características bem específicas e, consequentemente, necessidades particulares.
2. Monte a rotina adequada para o seu tipo de pele
Por terem características bem diferentes, os tipos de pele pedem rotinas de skincare bem distintas entre si. Isso impacta, principalmente, no tipo de produto escolhido para cada uma das etapas, seja de limpeza, hidratação, tratamento e até proteção solar.
Peles secas, por exemplo, se dão super bem com hidratantes, protetores e outros produtos de textura bem cremosa, enquanto peles oleosas precisam de fórmulas mais leves para evitar o aspecto pesado. É por isso que nem sempre aquele produtinho ou rotina de beleza que funciona super bem para alguém vai, necessariamente, ter o mesmo efeito em você.
3. Limpeza da pele e proteção solar são fundamentais no skincare
Uma rotina de skincare, no geral, é composta por mais ou menos 5 passos. São eles a limpeza, os complementos à limpeza com tônicos, tratamento com séruns, hidratação e proteção solar. No entanto, se você é uma iniciante no assunto, tenha em mente que limpeza e proteção solar são fundamentais.
Mas, veja bem, isso não significa que os outros passos são dispensáveis, viu? O ponto aqui é deixar claro que, sem a limpeza para desobstruir os poros e a proteção solar para proteger o rosto dos raios UV, passos como tratamento e hidratação não vão cumprir tudo o que você espera.
A parte da limpeza de pele deve ser feita com um sabonete (líquido ou em barra) ou gel de limpeza facial mais indicado para o seu tipo de pele.
- Em geral, a pele mistas e a pele oleosa precisam de uma fórmula mais leve, capaz de limpar e reduzir a oleosidade sem irritar a pele.
- Já a pele seca e normal pode aproveitar fórmulas de sabonete facial que promovem limpezas profundas
- O protetor solar, assim como os outros produtos, também deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele.
4. Parece clichê, mas beber água e comer bem realmente fazem diferença para ter uma pele bonita
Além dos produtos, existem outros aliados de uma boa rotina de skincare: a hidratação e a alimentação balanceada. Quando você mantém um ritual de cuidados bem feito e, além disso, ingere a quantidade certa de água, vitaminas e nutrientes para o corpo, sua pele consequentemente se mantém mais firme, viçosa e menos inchada. É o combo perfeito!
5. Use e abuse do seu dermatologista para tirar todas as dúvidas
Por fim, é importante lembrar que toda a sua rotina de skincare pode e deve ser montada por um dermatologista. Isso porque esse profissional é o mais capacitado para entender, de fato, qual é o seu tipo de pele, suas necessidades, e quais tratamentos são os mais indicados para o seu caso. Da próxima vez, leve todas as suas dúvidas anotadinhas para a consulta, para não esquecer nada!
6. Pare agora de espremer espinhas e cravos!
A gente sabe que é tentador: como não espremer aquela espinha ou cravo tão aparentes e convidativos? O ato até parece inofensivo, mas acredite – cutucar a pele pode provocar um problema ainda maior para você, tudo graças aos germes e bactérias presentes nos dedos e embaixo das nossas unhas.
Caso eles entrem em contato com o local espremido, o risco de uma infecção aumenta – e aí, aquele cravinho que era tão pequeno, tem grandes chances de se transformar em um cisto. Isso tudo, por sinal, ainda pode deixar uma cicatriz no local. Melhor evitar, né? Prefira apostar em tratamentos para controle da acne em vez de tentar fazer as espinhas sumirem por conta própria.
7. Use hidratante! Sim, mesmo se a sua pele é oleosa
Todos os tipos dele, desde as mais secas até as mais oleosas, precisam de hidratação. No caso das secas, repor os níveis de água é fundamental porque esse tipo de pele tem dificuldade justamente em reter hidratação. Já nas oleosas, a hidratação é indispensável para controlar os níveis de oleosidade, mantendo a pele saudável.
Isso acontece porque hidratação e oleosidade são coisas bem diferentes - logo, uma pele oleosa está longe de ser uma pele hidratada. Na prática, por sinal, as glândulas sebáceas podem tentar contornar a falta de hidratação produzindo ainda mais oleosidade no rosto, sabia?
Para evitar esse problema, o segredo é encontrar o hidratante facial adequado para o seu rosto.
8. Muito cuidado com aquele gel esfoliante que promete maravilhas
ocê comprou um gel esfoliante para o rosto e sua pele ficou incrível - agora, claro, você quer usá-lo todos os dias para ter a mesma sensação, certo? Cuidado: a esfoliação em exagero pode, literalmente, arruinar o rosto!
Isso porque, com uso em excesso, produtos de esfoliação física podem inflamar espinhas, criar feridas e até estimular a produção de sebo. No entanto, você pode apostar no gel esfoliante uma vez a cada duas semanas, ou uma vez por semana se a sua pele não for sensível.
Ainda assim, vale lembrar que o caminho mais seguro de como esfoliar a pele é por meio dos esfoliantes químicos. Eles são cremes que contêm ácidos capazes de promover uma renovação celular mais controlada da camada superficial da pele. O uso, claro, deve ser recomendado pelo seu dermatologista e usados da forma adequada.
9. Sérum de tratamento é o plus perfeito para uma rotina de skincare perfeita
Se você tem algum problema de pele específico – como flacidez, linhas de expressão, acne ou outro - os séruns de tratamentos são os melhores aliados. Embora os cuidados básicos já ajudem a manter a pele saudável, turbinar a rotina de skincare com séruns e cremes específicos vão tratar diretamente o que te incomoda na aparência da cutis.
10. Óleo demaquilante é a melhor opção para remover maquiagem
Se você costuma usar maquiagem durante o dia, o processo de remover a make precisa ser levado a sério – nada de dormir com base, blush e rímel no rosto, viu? Para facilitar a limpeza, a dica para fazer uma remoção eficiente de todos os resíduos é usar um óleo demaquilante.
Esse tipo de produto é indicado para todos os tipos de pele porque não deixa resíduos ou sensação oleosa e a sua fórmula limpa inclusive as maquiagens mais resistentes e à prova d'água! Para ainda mais praticidade, esse óleo pode ser usado durante o banho, sem necessidade de uso de algodão.
Coleção em destaque
- Escolher uma seleção resulta em uma atualização de página inteira.
- Pressione a tecla de espaço e as teclas de seta para fazer uma seleção.
Carrinho 0 Itens
✔️ Produto adicionado com sucesso.